Os doentes renais crónicos que residem na cidade de Alcobaça já podem realizar o seu tratamento de hemodiálise sem ter de se deslocar para fora da área de residência, mantendo a qualidade da prestação de cuidados de saúde, com maior conforto e comodidade.
“Estas novas clínicas vão trazer uma melhoria significativa na qualidade de vida de centenas de doentes renais crónicos que, até à data, tinham de se deslocar para fora do concelho pelo menos três vezes por semana. Saudamos, por isso, os nossos associados, que contribuíram para que o acesso dos doentes ao tratamento que lhes salva a vida pudesse ser realizado na cidade de Alcobaça”, refere António Neves, Secretário-Geral da ANADIAL.
A hemodiálise é um tratamento convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde que engloba os tratamentos de diálise; as consultas de acompanhamento nefrológico; a entrega, a administração de toda a medicação para o tratamento da anemia, da doença óssea metabólica, doença cardiovascular e infeções; a transfusão de sangue; todos os exames auxiliares de diagnóstico relacionados com a doença renal crónica e ainda a manutenção de acessos vasculares para hemodiálise.
Atualmente, o setor privado de diálise emprega cerca de 5.500 trabalhadores e é responsável pelo tratamento de 11.974 doentes, em 101 unidades de diálise espalhadas pelo país.