ANADIAL participa em debate sobre “Modelos de Financiamento (Sustentável) da Hemodiálise”

Paulo Dinis, Membro da Direção da ANADIAL, vai participar na talk “Modelos de Financiamento (Sustentável) da Hemodiálise”, que acontecerá no próximo dia 24 de outubro, entre as 15h e as 17h, com transmissão em direto no site do Observador.

Nesta iniciativa serão apresentadas as conclusões de um estudo elaborado pelo NOVA Center for Global Health Lab, centro académica da NOVA Information Management School (NOVA IMS), e com o apoio da CSL Vifor, farmacêutica focada na área da Nefrologia. 

Se por um lado os custos dos tratamentos com a hemodiálise para as empresas privadas que os oferecem têm aumentado, o mesmo parece não acontecer no valor que o SNS atribui a estas mesmas empresas. Esta será uma das leituras presentes no estudo “Hemodialysis financing models: is there sustainable financing model in Portugal?”, que tem como objetivo analisar o atual modelo de financiamento da hemodiálise em Portugal, com o intuito de propor caminhos para um futuro modelo que seja sustentável financeiramente e privilegie a inovação terapêutica para as pessoas com doença renal crónica.

Estima-se que, em Portugal, mais de 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica, muitas delas dependentes de diálise. No nosso país, uma das formas de tratamento dentro desta categoria, e a mais utilizada, é a hemodiálise, que é prestada principalmente por clínicas privadas, ao abrigo de um acordo contratual com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta parceria decorre da complementaridade com o SNS e da necessidade de responder às pessoas com doença renal crónica que precisam desta terapia de substituição da função renal.