Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, esteve presente numa aula do curso de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) para falar sobre a doença renal crónica.
“A doença renal crónica, na maioria dos casos, tem na sua origem a diabetes e a hipertensão, duas doenças com taxas de crescimentos relevantes e que podem contribuir para o aumento do número de doentes renais crónicos, se não forem tomadas medidas de prevenção atempadas. É, por isso, que a ANADIAL tem ativamente desenvolvido iniciativas ao nível da prevenção da doença renal crónica, nomeadamente através de campanhas de sensibilização nas escolas portuguesas, porque acreditamos que os jovens informados terão autonomia para tomar melhores decisões sobre a sua saúde”, explica Sofia Correia de Barros.
O impacto da doença renal crónica em Portugal, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o preço compreensivo e apresentação das unidades de diálise do nosso país foram alguns dos temas abordados pela presidente da ANADIAL.
No âmbito da unidade curricular de Assessoria de Imprensa, Protocolo e Eventos da UAL, os alunos foram ainda desafiados, pela ANADIAL, a desenvolver um plano de comunicação estratégica para assinalar o Dia Mundial do Rim, em 2024.