A ANADIAL assinalou o Dia Mundial do Rim, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, dinamizando uma conferência no Centro Cultural de Belém, na qual estiveram presentes representantes da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros e de vários serviços de Nefrologia do país.
Para Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL: “a prevalência da doença renal crónica no nosso país é uma evidência de que devemos apostar na prevenção e na literacia para a saúde renal. É exatamente nestas dimensões que a ANADIAL tem trabalhado, nomeadamente na realização de ações de sensibilização nas escolas, campanhas nas redes sociais, e no desenvolvimento de conteúdos específicos para doentes renais crónicos e seus familiares, como é o caso dos livros de testemunhos de vida reais e de receitas adequadas para toda a família”.
“Saúde Renal para Todos” foi o tema eleito a nível global para assinalar o Dia Mundial do Rim. Promover a equidade do acesso aos melhores cuidados para a doença renal crónica é uma prioridade mundial, sobretudo quando esta doença afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo e se assume como a oitava principal causa de morte podendo, em 2040, ser a quinta principal causa de anos de vida perdidos.