A ANADIAL – Associação Nacional de Centros de Diálise foi constituída em 1985, como associação de empregadores, com o objetivo de defender os interesses e direitos dos operadores privados de hemodiálise e a promoção do respetivo progresso técnico e científico.
Atualmente através dos seus associados, a ANADIAL é responsável por cerca de 90% dos tratamentos de hemodiálise realizados, em Portugal, às pessoas com doença renal crónica submetidas a esta terapêutica de substituição. A ANADIAL orgulha-se da sua história.
Ao longo dos anos, a ANADIAL tem sido um importante Parceiro Social do Ministério da Saúde para a elaboração de políticas na área do tratamento de substituição por hemodiálise da doença renal crónica, tendo colaborado ativamente na produção das normas que regulam o licenciamento e fiscalização dos centros de hemodiálise, com especial incidência nos requisitos de qualidade e segurança.
É com orgulho que afirmamos que foi por iniciativa da ANADIAL que, após exigentes negociações com o Ministério da Saúde, foi introduzido um novo paradigma de reembolso — o preço compreensivo — importante instrumento para a gestão integrada da doença, que entrou em vigor em 2008.
Este foi um marco importante que aumentou as responsabilidades das unidades privadas, sobretudo ao nível do seu envolvimento em aspetos como a administração de medicamentos, a monitorização da aderência à terapêutica e a realização racional de exames complementares de diagnóstico. Em Portugal, concretamente na hemodiálise, a iniciativa privada é complementar ao Serviço Nacional de Saúde: os doentes só fazem tratamento em unidades privadas quando o setor público não consegue dar resposta ou tem a sua capacidade instalada esgotada.
Esta complementaridade tem sido fundamental para que o Ministério da Saúde possa garantir a cobertura de todo o território nacional e aproximar os cuidados das populações que deles carecem.
A implementação do preço compreensivo, a aproximação dos cuidados às populações e os excelentes outcomes atingidos na diálise (e também na transplantação renal, sendo Portugal um dos países líderes mundiais nesta modalidade terapêutica) configuram o tratamento da insuficiência renal como uma área de excelência no panorama do Sistema de Saúde Português.
Gostaríamos de realçar que a excelência só tem sido possível graças ao empenho de todos: não só das clínicas privadas associadas da ANADIAL, mas também das autoridades de saúde (em particular, o Ministério da Saúde) e, muito em especial, dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e, concretamente, dos médicos nefrologistas (que são, sem dúvida, o elemento catalisador de todo este “edifício” de prestação de cuidados).
O passado, do qual a ANADIAL se orgulha, resulta do seu posicionamento como entidade criadora de soluções de enquadramento para o futuro. Perspetivando o futuro, a ANADIAL pretende reforçar a sua qualidade de parceiro dos stakeholders no setor da saúde, demonstrando a sua abertura para o diálogo e colaboração com doentes, autoridades e profissionais de saúde.
O setor da saúde depara-se com uma mudança de paradigma, em que a pessoa doente deixa de ser o sujeito passivo da relação terapêutica, para passar a assumir uma posição cada vez mais atuante em todo o seu processo terapêutico. Simultaneamente, a discussão deixa de ter o seu enfoque na vertente público versus privado, para passar a centrar-se no binómio custo-eficiência.
Entendemos que o futuro da ANADIAL (necessariamente tributário dos sucessos do passado) passará por reforçar os pilares que têm caraterizado a atividade dos seus associados:
a centralidade da pessoa doente, com particular enfoque na sua liberdade de escolha;
a transparência nos outcomes terapêuticos;
a parceria com as autoridades de saúde e restantes stakeholders do setor na procura de soluções que visem a sua sustentabilidade.
É nossa convicção que uma estratégia assente nestes pilares permitirá criar valor para o doente e para a sociedade, podendo concretizar-se designadamente na ampliação da oferta de serviços com inovação: nefroproteção; estratificação de risco; oferta personalizada e gestão da pessoa doente no seu percurso.
Estamos certos de que a ANADIAL estará à altura dos desafios que se colocarão no futuro e especificamente nesta área de atividade.