Rastreios

A ANADIAL, através dos centros privados de diálise associados, promove rastreios gratuitos à doença renal crónica, em diferentes localidades do país.

Os rastreios são realizados por equipas de médicos nefrologistas e enfermeiros de diálise e consistem na medição da tensão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, peso, altura e deteção de proteínas na urina. Estes são indicadores cruciais para identificar potenciais problemas renais e para promover a saúde renal de forma proativa.

A hipertensão arterial, a doença cardiovascular, a diabetes, o excesso de peso ou a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica.

ESTÁ DEMONSTRADO QUE A MELHOR FORMA DE REDUZIR A PREVALÊNCIA DA DOENÇA RENAL CRÓNICA É A PROMOÇÃO DE PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia).

Nas fases mais avançadas, as pessoas com esta doença necessitam de realizar regularmente um tratamento de substituição da função renal que poderá ser a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.