ANADIAL celebra 40 anos com evento comemorativo

A ANADIAL celebrou 40 anos ao serviço da saúde renal em Portugal. Para assinalar a data, realizou-se um evento comemorativo onde foi apresentado o estudo “A Doença Renal e a Diálise em Portugal – A Visão dos Portugueses”.

Os resultados do estudo mostram que 80 por cento dos portugueses defendem que o Estado deve valorizar mais as entidades privadas que prestam hemodiálise, mas apenas 6,5 por cento têm consciência de que 90 por cento dos tratamentos são realizados em unidades privadas convencionadas. Além disso, mais de metade dos inquiridos admite ter um baixo grau de conhecimento sobre a doença renal crónica.

Paulo Dinis, presidente da ANADIAL, afirmou que as conclusões do estudo são claras e corroboram, em parte, aquilo que a associação tem vindo a defender. Existe a necessidade de uma revisão urgente do preço compreensivo, que não é atualizado há 17 anos, tendo em conta que é prestado um serviço de qualidade mundial, em termos de recursos humanos e equipamentos, com custos cada vez maiores, que não têm sido acompanhados pelo acordo com o Estado. Por outro lado, continua a existir grande desconhecimento acerca da doença renal crónica e do seu tratamento.