ANADIAL recebida pelo Grupo Parlamentar do Chega

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), enquanto associada da Federação Nacional dos Prestadores de Cuidados de Saúde (FNS), integrou a Delegação desta em reunião havida com o Grupo Parlamentar do Chega, na Assembleia da República. A FNS vem promovendo reuniões com os grupos parlamentares, e esta seguiu-se à reunião com o GP do PS.

A FNS, na qualidade de representante do setor Convencionado teve oportunidade de transmitir as principais preocupações do setor, nomeadamente a valorização da rede de prestadores privados, a importância da qualidade e continuidade dos cuidados, a resposta que é assegurada, a crise nos recursos humanos, bem como a necessidade de rever o valor de reembolso de mais de 142 milhões de atos médicos, que são realizados anualmente.

Em particular, e no que se refere aos Centros de Diálise foi destacada a necessidade urgente de revisão do preço compreensivo, valor pago pelo Estado às clínicas de tratamento da doença renal crónica em Portugal, cristalizado há mais de 17 anos, sendo apresentada uma reflexão sobre o risco de sustentabilidade financeira das clínicas locais e dos investimentos iniciados há anos (quando se assistem a encerramentos).

Em Portugal, as clínicas privadas asseguram o tratamento a 93% da totalidade dos doentes em hemodiálise, o que significa que as empresas privadas salvam, diariamente, a vida de mais de 12 mil doentes, que sem esse tratamento teriam um desfecho fatal.