ANADIAL reúne com o Partido Livre

 Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) reuniu esta semana com o Partido LIVRE, dando continuidade ao seu trabalho de sensibilização política para os desafios da Doença Renal Crónica (DRC), em Portugal, que também já incluiu o encontro com o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP).

Na reunião, a ANADIAL destacou a necessidade urgente de rever o preço compreensivo, valor pago pelo Estado às clínicas de tratamento da DRC, que se encontra congelado há mais de 17 anos. Foi partilhada a preocupação com a sustentabilidade financeira das clínicas, já colocada em risco com o encerramento de algumas unidades, o que ameaça a continuidade de um serviço essencial.

Sublinhou-se ainda a importância de reforçar a qualidade e continuidade dos cuidados, a crise nos recursos humanos de saúde e o impacto direto destas questões na vida das pessoas com DRC.

Em Portugal, 92% dos doentes em hemodiálise são tratados em clínicas privadas, o que significa que mais de 12 mil pessoas dependem diariamente destes tratamentos para sobreviver.