ANADIAL celebra 40 anos com podcast dedicado à evolução da diálise em Portugal

Para assinalar o seu 40.º aniversário, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) está a dinamizar o podcast “À conversa sobre Diálise”, com o objetivo de abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. O novo formato pretende criar um espaço de partilha de conhecimento sobre a temática, com conteúdos relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.
Com um total de 12 episódios, o podcast trará mensalmente um convidado e será apresentado pela jornalista Isabel Moiçó.

Episódio 1: Adalberto Campos Fernandes
O primeiro convidado do podcast “À conversa sobre Diálise” foi Adalberto Campos Fernandes, professor da Escola Nacional de Saúde Pública e ex-Ministro da Saúde, que refletiu sobre os avanços na diálise e os desafios futuros.
Durante a conversa, o especialista em Saúde Pública abordou temas como a evolução e momentos decisivos para o setor e o papel das entidades privadas. Além disso, destacou o impacto da prevenção na redução da incidência de doença renal crónica, reforçando a importância do investimento em literacia em saúde e na melhoria das condições de vida da população.

Episódio 2: Conceição Calhau
A segunda convidada do podcast “À conversa sobre Diálise” foi Conceição Calhau, nutricionista especialista em Nutrição Clínica, professora catedrática da NOVA Medical School e autora de mais de 200 publicações.
Conceição Calhau refletiu sobre a influência da alimentação na saúde, mais concretamente na suscetibilidade às doenças crónicas não transmissíveis, onde se inclui a doença renal crónica, frequentemente associada a condições como a obesidade, a diabetes e a hipertensão.
Foram ainda abordadas questões como o impacto da doença renal crónica nos sistemas de saúde, iniciativas académicas ligadas à área da Nefrologia em cursos de Nutrição, preocupações que o nutricionista deve ter com o doente renal crónico, assim como os mitos e estratégias que facilitam a adesão ao plano alimentar.

Episódio 3: Domingos Machado
O terceiro convidado do podcast “À conversa sobre Diálise” foi Domingos Machado, médico nefrologista com 41 anos de carreira no Hospital de Santa Cruz. Aposentado desde 2021, é considerado um dos pioneiros da transplantação renal nacional, distinguindo-se por ser a primeira pessoa em Portugal a doar um rim a um recetor anónimo (doação não dirigida).
Ao longo da conversa que assinala o Dia Mundial do Rim, celebrado a 13 de março, Domingos Machado partilhou a sua fascinação pelo rim, que considera ser um “grande laboratório” com várias secções, explicando as características deste órgão e as suas funções no organismo. O nefrologista teve ainda oportunidade de abordar o tema das patologias renais, com destaque à doença renal crónica, e o seu impacto na qualidade de vida da população e da esfera económica.
Por fim, o entrevistado abordou os procedimentos de avaliação de dadores, as motivações para assumir também o papel de dador e as suas perspetivas para o futuro da transplantação.

Episódio 4: Francisco Ramos
Francisco Ramos, gestor na área da saúde, foi o quarto convidado do podcast “À conversa sobre Diálise”. Ao longo da sua carreira, destaca-se por ter exercido o cargo de Secretário de Estado da Saúde em cinco ocasiões, por ter assumido a presidência do Conselho de Administração do IPO de Lisboa e, em 2020, liderar a coordenação do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.
Durante a conversa realizada a propósito do Dia Mundial da Saúde, Francisco Ramos abordou a priorização dos doentes em diálise na vacinação contra a COVID-19, o panorama da rede de oferta de cuidados de hemodiálise em Portugal e abertura de novas convenções, ponderando o peso do setor público e privado.
Foram ainda analisadas questões como a revisão do preço compreensivo, causas do aumento do número de doentes renais crónicos, métodos preventivos e a necessidade de investir em estratégias de divulgação informativa promovidas por profissionais de saúde pública, exemplificando o potencial de recursos como as redes sociais.

Episódio 5: Nuno Jacinto
O quinto convidado do podcast “À conversa sobre Diálise” foi Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e médico de família na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Nuno Jacinto refletiu sobre o estado de saúde dos portugueses e o papel da APMGF na gestão de doenças crónicas, assumindo a Medicina Geral e Familiar (MGF) como o centro dos cuidados de saúde primários. Colocando o foco na doença renal crónica, o entrevistado abordou algumas características desta condição e o papel do médico de família no seu acompanhamento, destacando ainda a importância da prevenção e diagnóstico precoce, sinais de alerta, reações inflamatórias renais derivadas de fármacos e preocupações dos doentes renais crónicos.
Foram ainda discutidos os benefícios da prática do exercício físico para o doente renal crónico, o impacto dos problemas renais nas dinâmicas familiares, a ausência de indicadores específicos para a doença renal crónica nos cuidados de saúde primários e a colaboração entre o setor público e privado.

Episódio 6: Abel Bruno Henriques
O sexto episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise” teve como convidado Abel Bruno Henriques, figura central na história da associação, onde desempenhou funções durante 35 anos.
Ao longo da conversa, o convidado recordou os principais momentos da evolução da hemodiálise em Portugal, desde a quase inexistência de resposta nos anos 70 à atual rede de cuidados considerada uma das mais avançadas e melhores da Europa.
Abel Bruno Henriques destacou como marco importante a introdução do preço compreensivo em 2008, que unificou num único valor todos os componentes do tratamento de hemodiálise. Apesar da elevada qualidade da rede privada, responsável por mais de 90% dos tratamentos, alertou ainda para a urgência de rever o atual modelo de financiamento.

Episódio 7: Jaime Tavares
Jaime Tavares, presidente da ANADIAL entre 2017 e 2022, foi o sétimo convidado do podcast “À conversa sobre Diálise”. Com um percurso profissional marcado pelo compromisso com a Nefrologia, Jaime Tavares partilhou a sua experiência e reflexão sobre a evolução da hemodiálise em Portugal e os principais desafios enfrentados ao longo dos anos.
Ligado à ANADIAL desde 1998, o convidado destacou com orgulho a forma como Portugal garante o acesso à terapêutica de substituição renal. Além disso, abordou a limitação atual das clínicas privadas, que só podem realizar tratamentos de hemodiálise, defendendo que a restrição deveria ser revista.
Foram ainda analisadas questões como a revisão do preço compreensivo, causas do aumento do número de doentes renais crónicos, métodos preventivos e a necessidade de investir em estratégias de divulgação informativa promovidas por profissionais de saúde pública, através de recursos como as redes sociais.

Episódio 8: Eduardo Costa
No oitavo episódio do podcast “À conversa sobre Diálise”, a ANADIAL recebeu Eduardo Costa, professor no Instituto Superior Técnico e especialista em Economia da Saúde.
Com uma visão clara sobre os desafios da hemodiálise em Portugal, Eduardo Costa descreveu o modelo nacional como uma verdadeira história de sucesso, destacando a colaboração eficaz entre o SNS e o setor privado, que tem garantido cuidados de elevada qualidade aos doentes.
Durante a conversa, foi abordado o seu estudo sobre o preço compreensivo da hemodiálise, valor pago pelo Estado que inclui todos os componentes do tratamento, desde as sessões e exames até às consultas e medicação. Apesar de eficaz, este modelo está congelado desde 2011, não tendo acompanhado os custos crescentes do setor.

Episódio 9: Pedro Caetano
O nono episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise”, promovido pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), teve como convidado Pedro Caetano, um dos 13 mil portugueses que faz hemodiálise.
Desde os seis anos em tratamento, Pedro Caetano partilhou como superou os desafios da doença renal e ajudou a criar o movimento “Acredita Mais e Segue”, que tem como objetivo a inserção de pessoas com doença renal crónica no mercado de trabalho.
Este podcast integra as comemorações do 40.º aniversário da ANADIAL.

Episódio 10: Mário Raimundo
O décimo episódio do podcast teve como convidado Mário Raimundo, médico nefrologista e membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).
Considerado uma referência nacional no estudo e tratamento das doenças renais, o especialista traçou um retrato otimista da evolução da área. Destacou ainda a importância de uma abordagem integral ao doente renal crónico, através de equipas multidisciplinares que reúnem, num único espaço, cuidados de Nefrologia, Medicina Interna e Enfermagem especializada.

Episódio 11: Paulo Urbano
Paulo Urbano, presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) e doente renal, foi o décimo primeiro convidado do podcast “À Conversa sobre Diálise”.
Neste episódio, Paulo Urbano partilhou a sua história de vida e como a experiência com a doença o levou até à liderança da APIR. Ao longo da conversa, destacou ainda os principais objetivos da associação: modernizar, rejuvenescer e aproximar a APIR dos doentes renais.
O episódio abordou ainda questões estruturais importantes, como o chamado preço compreensivo, o valor pago pelo Estado que inclui a diálise e outros cuidados essenciais, como exames e consultas.
Outro tema em destaque foi a importância do apoio psicológico aos doentes renais. Segundo Paulo Urbano, muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o impacto da doença, e o acompanhamento psicológico pode fazer toda a diferença.