ANADIAL celebra 40 anos de inovação no tratamento da doença renal crónica

Há 40 anos, a ANADIAL nasceu da determinação de transformar o tratamento da doença renal crónica em Portugal, oferecendo esperança onde antes havia incerteza. Hoje, essa missão reflete-se na representação das clínicas que realizam mais de 90% dos tratamentos de hemodiálise no país.

Estas primeiras quatro décadas marcam apenas o início de um percurso de excelência, já que o futuro se constrói todos os dias, com mais prevenção, mais literacia em saúde e, sobretudo, com mais investigação.

A todos os que caminham connosco, obrigado!

Evento comemorativo do 40.º aniversário da ANADIAL

A ANADIAL celebrou quatro décadas ao serviço da saúde renal em Portugal. Para assinalar a data, foi dinamizado um evento comemorativo onde foi apresentado o estudo “A Doença Renal e a Diálise em Portugal – A Visão dos Portugueses”.

Os resultados do estudo mostraram que 80% dos portugueses defendem que o Estado deve valorizar mais as entidades privadas que prestam hemodiálise, mas apenas 6,5% têm consciência de que 90% dos tratamentos são realizados em unidades privadas convencionadas. Além disso, mais de metade dos inquiridos admitiu ter um baixo grau de conhecimento sobre a doença renal crónica.

“Estes 40 anos tiveram diversos desafios. Eu diria que vivemos um momento único há cerca de 17 anos, com a introdução do preço compreensivo, que acabou por ser um modelo muito inovador, no que diz respeito ao financiamento e à gestão desta atividade, mas que neste momento está a atravessar muitas dificuldades”, explicou Paulo Dinis, presidente da ANADIAL.

A Doença Renal e a Diálise em Portugal: A Visão dos Portugueses