Novo episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise” aborda os desafios do tratamento renal na perspetiva do doente

Paulo Urbano, presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) e doente renal, é o convidado do novo episódio do podcast “À Conversa sobre Diálise”.

Neste episódio, Paulo Urbano partilha a sua história de vida e como a experiência com a doença o levou até à liderança da APIR. “Motivou-me o facto de ser doente renal e de o meu contacto com a APIR ter começado por uma necessidade de ajuda e informação”, afirma.

Ao longo da conversa, destaca os principais objetivos da associação: modernizar, rejuvenescer e aproximar a APIR dos doentes renais. Uma das suas prioridades é estar mais próximo das pessoas: “Tenho como meta visitar todas as clínicas de diálise do país até ao final do ano, porque ainda há muitos doentes que não conhecem a APIR.”

O episódio aborda ainda questões estruturais importantes, como o chamado preço compreensivo, o valor pago pelo Estado que inclui a diálise e outros cuidados essenciais, como exames e consultas. Este valor não é revisto desde 2011, o que, segundo Paulo Urbano, pode comprometer a qualidade dos tratamentos: “O meu receio é que se comece a perder a qualidade nos cuidados prestados.”

Outro tema em destaque é a importância do apoio psicológico aos doentes renais. Segundo Paulo Urbano, muitas pessoas têm dificuldade em lidar com o impacto da doença, e o acompanhamento psicológico pode fazer toda a diferença.

O podcast “À conversa sobre Diálise” comemora o 40.º aniversário da ANADIAL e tem como objetivo abordar a evolução do tratamento da doença renal crónica ao longo das últimas quatro décadas. Convida mensalmente um especialista para debater temas relevantes para doentes renais, profissionais de saúde e o público em geral.

O episódio está disponível nas plataformas YouTube e Spotify.