ANADIAL lança livro de histórias de vida

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai lançar um livro com vários testemunhos de vida de doentes renais. Esta iniciativa surge a propósito do Dia Mundial do Rim que se assinala a 10 de março. Ao longo do livro estarão presentes as histórias de 11 pessoas que são uma inspiração para todos os que lidam diariamente com a doença renal crónica.

“Com esta iniciativa pretendemos criar valor para o doente e para a sociedade, demonstrando que a pessoa com doença renal crónica é um exemplo de força, coragem e resiliência”, explica Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

E acrescenta: “A ANADIAL está empenhada em aumentar a visibilidade pública da doença renal e em consciencializar a população para a sua importância. No âmbito dos nossos esforços de mobilização ao nível da prevenção estamos também a promover a campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção”, que conta com o apoio das sociedades científicas e associações de doentes desta área”.

A primeira edição do livro de histórias de vida estará disponível no website da ANADIAL, em www.anadial.pt e será igualmente distribuída junto das principais Associações de Doentes.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença