Jovens estudantes aprendem a prevenir a doença renal crónica

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) promoveu uma sessão de esclarecimento sobre a doença renal crónica, nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa.  A iniciativa, dirigida a jovens dos 14 aos 18 anos, insere-se na campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”.

“O nosso objetivo com esta iniciativa foi contribuir para aumentar a literacia em saúde, junto dos mais jovens, para que possamos incentivá-los, de forma informada e consciente, a controlar os fatores de risco para a doença renal, como o tabagismo, a diabetes, a obesidade e a hipertensão. Acreditamos que, ao apostar na capacitação dos mais novos, sobre como cuidar dos seus rins, vamos certamente ter um papel ativo na prevenção da doença renal”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.

A campanha nacional “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão acerca da doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. Esta campanha conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência da perda de função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue.