Jogo educativo sobre a doença renal chega às salas de aula neste ano letivo

A Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), com o apoio da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), anuncia o lançamento do jogo educativo “À descoberta dos nossos rins”. Desenvolvido especificamente para alunos do 1.º ciclo, este recurso será disponibilizado, gratuitamente, nas salas de aula já neste ano letivo, com o objetivo de complementar os conteúdos curriculares relacionados com o estudo das funções vitais do corpo humano, em particular o sistema urinário.

Cerca de 3.000 alunos de escolas básicas de diferentes localidades do país, incluindo Amadora, Caldas da Rainha, Carregado, Celeirós, Gafanha da Encarnação, Guimarães, Lisboa, Loulé, Moita, Paredes, Pombal, Portalegre, Portimão, Porto, Póvoa da Galega, Ramada, Setúbal, Silves, Torre de Moncorvo, Venda do Pinheiro e Vieira de Leiria, vão receber esta primeira edição do jogo.

“Concebemos o jogo “À descoberta dos nossos rins” com o objetivo de proporcionar uma experiência educativa envolvente, em que os alunos, organizados em equipas, participam numa competição saudável e aprofundam os seus conhecimentos sobre o sistema urinário, enquanto são relembrados da importância de manter os rins saudáveis. Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para a prevenção da doença renal crónica desde a infância.”, explica José Miguel Correia, Presidente da APIR.

“É um orgulho apoiarmos o lançamento deste jogo educativo que será uma ferramenta valiosa na educação das gerações mais jovens. Estamos certos de que ao investir na literacia em saúde renal estaremos a contribuir para uma sociedade mais empoderada e mais capaz de se prevenir da doença renal crónica”, explica Sofia Correia de Barros, Presidente da Direção da ANADIAL.

O conjunto inclui um dossier completo com instruções, cartas de jogo, um póster educativo e fichas de atividades. Além disso, esta iniciativa inclui a possibilidade de organizar palestras educativas nas escolas, focadas na prevenção da doença renal crónica. Os materiais relacionados com este jogo encontram-se também disponíveis online: https://www.apir.org.pt/publicacoes/jogo-a-descoberta-dos-nossos-rins/ 

A doença renal crónica é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência da perda de função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia).