ANADIAL reúne com Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

No dia 12 de maio, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) foi recebida pelo Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na sequência do pedido que apresentou de imediato após o apagão (corte geral de eletricidade registada em Portugal a 28 de fevereiro).

A reunião contou com a presença da representante da DE-SNS, Dr.ª Ana Oliveira, e do Eng. José António Gil Oliveira, Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos.

O encontro foi extremamente construtivo, tendo a ANEPC feito uma explanação cuidada das condições em que ocorreu o apagão e a resposta que foi dada. Foi clara a necessidade de se aprofundar o diálogo e de refletir de modo mais apurado e completo para as especificidades dos centros de diálise e a importância de se criarem condições para, antecipadamente, os centros, as autoridades de proteção civil e segurança, bem como da Saúde de pensarem o que acontecerá, quais os procedimentos, qual a resposta que os centros de diálise deverão ter em situações de crise ou catástrofe, como foi a do apagão recentemente ocorrido.

A ANADIAL transmitiu a sua vontade de pertencer à Comissão de Planeamento de Emergência da Saúde, que integra o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), enquanto Comissão de Planeamento de Emergência, na medida em que os serviços de saúde que presta são absolutamente vitais para os doentes renais crónicos.

O Presidente da ANADIAL, Paulo Dinis, enfatizou que, apesar de não se terem verificado ocorrências ou perturbações de maior na prestação de tratamentos, há que olhar para o apagão como um impulso de aprendizagem, de melhoramento e de aprofundamento na capacidade de resposta.